CO43810 - Estudo de fase I/II, aberto, de grupo único e duas partes para avaliar a segurança, tolerabilidade, farmacocinética e atividade antitumoral de glofitamabe em monoterapia e em combinação com quimioimunoterapia em participantes pediátricos e jovens adultos com linfoma não Hodgkin de células B maduras recidivante/refratário
Recrutando (aceitando pacientes)
Enviado em 25/03/2025
Código do Estudo [fcbca84]
Sobre o Estudo
Patologia:
Título do Estudo: CO43810 - Estudo de fase I/II, aberto, de grupo único e duas partes para avaliar a segurança, tolerabilidade, farmacocinética e atividade antitumoral de glofitamabe em monoterapia e em combinação com quimioimunoterapia em participantes pediátricos e jovens adultos com linfoma não Hodgkin de células B maduras recidivante/refratário
Nome Fantasia: iMATRIX-GLO
Desenho de Estudo: O objetivo deste estudo é avaliar a segurança e eficácia de glofitamabe como monoterapia e em combinação com o padrão de quimioimunoterapia: rituximabe, Ifosfamida, carboplatina e etoposídeo (R-ICE) em participantes pediátricos e adolescentes com linfoma não-Hodgkin de células B maduras (LNH-B) recidivante e refratário (R/R) .
Público Alvo: Maior que 6 Meses a Menos que 30 anos
Fase de Estudo: I/II
Tipo de Estudo: Intervencionista
Critérios de Inclusão:
- Idade de 6 meses a menor de 18 anos no momento da assinatura do Termo de Consentimento Informado para a Parte 1 e o Coorte B do estudo, e idade de 6 meses a menor que 30 anos no momento da assinatura do Termo de Consentimento Informado para a Parte 2 do estudo
- Diagnóstico histologicamente reconfirmado, por meio de biópsia de tecido, ou aspirado de medula óssea, efusão pleural ou ascite, antes da entrada no estudo de linfoma não-Hodgkin B (B-NHL) agressivo que exprime CD20 (reconfirmado por IHQ ou citometria de fluxo se IHQ não for possível), incluindo Linfoma de Burkitt (BL), Leucemia B-AL (leucemia de células B maduras, FAB L3), Linfoma Difuso de Células Grandes B (DLBCL) e Linfoma Primário Mediastínico de Células B Grandes (PMBCL), no momento da primeira doença refratária ou recidivante (R/R) para o Coorte A e segunda ou maior doença refratária ou recidivante (R/R) para o Coorte B.
- Doença refratária ou recidivante (ou seja, tratamento anterior foi ineficaz ou intolerável) após quimioterapia imunoterápica padrão de primeira linha para o Coorte A e após pelo menos dois regimes de quimioterapia imunoterápica sistêmica anteriores e que tenham esgotado todas as terapias estabelecidas disponíveis para o Coorte B.
- Doença mensurável, definida como: Pelo menos uma lesão nodal mensurável bidimensionalmente, definida como > 1,5 cm em sua maior dimensão, ou pelo menos uma lesão extranodal mensurável bidimensionalmente, definida como > 1,0 cm em sua maior dimensão; ou porcentagem de envolvimento da medula óssea com células linfomatosas definida pela análise citomorfológica de aspirados de medula óssea.
- Estado funcional adequado, conforme avaliação de acordo com as escalas de Estado de Desempenho de Lansky ou Karnofsky: Participantes < 16 anos: Estado de Desempenho de Lansky ? 50%; Participantes ? 16 anos: Estado de Desempenho de Karnofsky ? 50%.
- Função adequada da medula óssea, fígado e rins.
- Resultados negativos para hepatite B (HBV) aguda ou crônica, hepatite C (HCV).
- Teste negativo para HIV na triagem, com a seguinte exceção: Indivíduos com teste positivo para HIV na triagem são elegíveis, desde que estejam estáveis em terapia antirretroviral há pelo menos 4 semanas, tenham uma contagem de CD4 ? 200/uL, carga viral indetectável e não tenham histórico de infecção oportunista atribuível à AIDS nos últimos 12 meses.
- Teste negativo para antígeno ou PCR do SARS-CoV-2 dentro de 7 dias antes da triagem.
- Participantes e/ou cuidadores dispostos e capazes de completar avaliações clínicas de desfecho durante o estudo utilizando métodos de papel ou por entrevistador.
Critérios de Exclusão:
- Doença isolada do SNC de LNH-B maduro sem envolvimento sistêmico e linfoma primário do SNC
- Recebimento de glofitamabe antes da triagem no estudo.
- Eventos adversos em andamento de terapias anti-câncer anteriores que não foram resolvidos para Grau ? 1 (exceções: alopecia, neuropatia periférica de Grau 2).
- Eventos adversos de Grau ? 3, com exceção de endocrinopatia de Grau 3 gerenciada com terapia de reposição.
- Participantes com infecções ativas que não foram resolvidas antes do Dia 1 do Ciclo 1
- Transplante de órgão sólido anterior.
- Histórico conhecido ou suspeito de histiocitose linfofagocitária (HLH) ou infecção crônica ativa por Epstein-Barr (CAEBV).
- Doença autoimune ativa que requeira tratamento.
- Histórico de reações alérgicas graves ou anafiláticas a terapias com anticorpos monoclonais (ou proteínas de fusão de anticorpos recombinantes) ou conhecida sensibilidade ou alergia a produtos murinos, exceto se o participante conseguiu recebê-lo com segurança após a administração inicial (consultar o Monitor Médico).
- Histórico confirmado de leucoencefalopatia multifocal progressiva.
- Histórico atual ou passado de doença não-maligna do SNC descontrolada, como acidente vascular cerebral (AVC), epilepsia, vasculite do SNC ou doença neurodegenerativa.
- Evidência de doenças concomitantes significativas e descontroladas que possam afetar a adesão ao protocolo ou interpretação dos resultados
- Cirurgia maior ou lesão traumática significativa < 28 dias antes da infusão de pré-tratamento com obinutuzumabe (exceto biópsias) ou previsão de necessidade de cirurgia maior durante o período de tratamento do estudo
- Administração de uma vacina viva atenuada dentro de 4 semanas antes do início do tratamento do estudo (pré-tratamento com obinutuzumabe) ou a qualquer momento durante o período de tratamento do estudo e dentro de 12 meses após o término do tratamento do estudo.
- Participantes com outras doenças, disfunções metabólicas, achados de exame físico ou achados laboratoriais clínicos que levantem suspeita razoável de uma doença ou condição que contraindique o uso do medicamento investigacional.
Objetivo: O objetivo deste estudo clínico é identificar uma dose recomendada e testar a segurança de glofitamabe em combinação com R-ICE para entender quanto o glofitamabe isolado e em combinação com R-ICE funciona contra LNH-B recidivante ou refratário e para entender a forma que o corpo processa glofitamabe. O estudo clínico é dividido em dois grupos de participantes (chamados "coortes") dependendo de sua idade e quantos tratamentos anteriores para LNH-B eles tenham recebido.
Dados do Centro Coordenador
Nome do Centro Coordenador: Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC)
Pesquisador Responsável do Centro Coordenador: Dr. Flávio Augusto Vercillo Luisi
Nome do Contato no Centro Coordenador: Bianca Decarli Oliveira Bocalon
Cidade/Estado do Centro Coordenador: São Paulo
Email de Contato do Centro Coordenador: pesquisaclinica@graacc.org.br
Telefone de Contato do Centro Coordenador: (11) 5080-8346
Celular/WhatsApp de Contato do Centro Coordenador: (11) 99973-4039
Dados dos Centros Participantes
Nome do Centro Participante: Liga Paranaense de Combate ao Câncer - Hospital Erastinho Gaertner
Pesquisador Responsável do Centro Participante: Robson de Castro Coelho
Nome do Contato no Centro Participante: Isabelle Marie Wisley
Cidade/Estado do Centro Participante: Curitiba/Paraná
Email de Contato do Centro Participante: IWisley@erastogaertner.com.br
Telefone de Contato do Centro Participante: (41) 3361-5000
Celular/WhatsApp de Contato do Centro Participante: (41) 98731-7333
Caso seu centro esteja ativo e não esteja na lista de centros participantes, favor enviar e-mail para: pesquisa@abhh.org.br.
Instituições Financiadoras do Estudo: Produtos ROCHE Químicos e Farmacêuticos S.A.
Identificação do Estudo na Plataforma Brasil (CAAE): 80639324410010082
Link no Clinical Trials: https://clinicaltrials.gov/study/NCT05533775?locStr=Brazil&country=Brazil&term=NCT05533775&rank=1
Data de Finalização de Seleção de Pacientes::
15/12/2026