Um estudo randomizado, aberto, multicêntrico, de Fase 3 de zilovertamabe vedotina (MK-2140) em combinação com R-CHP versus R-CHOP em participantes com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) não tratado previamente (waveLINE-010)
Recrutando (aceitando pacientes)
Enviado em 08/09/2025
Código do Estudo [2458f1a]
Sobre o Estudo
Patologia:
Título do Estudo: Um estudo randomizado, aberto, multicêntrico, de Fase 3 de zilovertamabe vedotina (MK-2140) em combinação com R-CHP versus R-CHOP em participantes com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) não tratado previamente (waveLINE-010)
Nome Fantasia: waveLINE-010
Desenho de Estudo: Este é um estudo randomizado, aberto, multicêntrico, de zilovertamabe vedotina em combinação com R-CHP versus R-CHOP em participantes com LDGCB que não receberam tratamento prévio para sua doença. Aproximadamente 1046 participantes serão randomicamente atribuídos em uma razão de 1:1 para: • Braço 1: zilovertamabe vedotina 1,75 mg/kg mais R-CHP no Dia 1 de cada ciclo de 3 semanas por 6 ciclos; • Braço 2: R-CHOP no Dia 1 de cada ciclo de 3 semanas por 6 ciclos. Os participantes com LDGCB de alto risco (com uma pontuação IPI de 3 a 5) em ambos os braços de tratamento receberão rituximabe (ou biossimilar [TRUXIMA®, RUXIENCE® ou RIABNI®]) por 2 ciclos adicionais. Observação: DLBCL de baixo risco é definido por uma pontuação IPI de 2. A randomização do tratamento será estratificada por: • Região geográfica (Europa Ocidental, Estados Unidos da América, Canadá e Austrália vs. Ásia vs. resto do mundo); • Pontuação do IPI (2 vs. 3 a 5); • Volume (<7,5 cm vs. ?7,5 cm).
Público Alvo: Diagnóstico confirmado histologicamente de LDGCB, por biópsia prévia baseado na testagem local, de acordo com a classificação da OMS de neoplasias dos tecidos hematopoiéticos e linfoides [Alaggio, R., et al 2022], que inclui, entre outros: LDGCB NOS; LDGCB tipo perna; LDGCB EBV+; e LDGCB rico em histiócitos de células T. OBSERVAÇÃO: os participantes com HGBL serão excluídos deste estudo. 2. Apresentar doença positiva em PET na triagem, definida como 4 a 5 na escala de Lugano de 5 pontos. 3. Não ter recebido qualquer tratamento prévio para LDGCB. Dados demográficos 4. Ser um indivíduo de qualquer sexo/gênero ?18 anos de idade no momento do fornecimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido documentado.
Fase de Estudo: Um estudo randomizado, aberto, multicêntrico, de Fase 3 de zilovertamabe vedotina (MK-2140) em combinação com R-CHP versus R-CHOP em participantes com linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) não tratado previamente (waveLINE-010)
Tipo de Estudo: Fase 3
Critérios de Inclusão:
- Diagnóstico confirmado histologicamente de LDGCB, por biópsia prévia baseado na testagem local, de acordo com a classificação da OMS de neoplasias dos tecidos hematopoiéticos e linfoides [Alaggio, R., et al 2022], que inclui, entre outros: LDGCB NOS; LDGCB tipo perna; LDGCB EBV+; e LDGCB rico em histiócitos de células T.
- Apresentar doença positiva em PET na triagem, definida como 4 a 5 na escala de Lugano de 5 pontos.
- Não ter recebido qualquer tratamento prévio para LDGCB.
- Ser um indivíduo de qualquer sexo/gênero ?18 anos de idade no momento do fornecimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido documentado.
- Caso capaz de produzir esperma, o participante concorda com o conteúdo abaixo durante o período de intervenção e por, ao menos, o tempo necessário para eliminar cada intervenção do estudo depois da sua última dose. O tempo exigido para continuar a contracepção para cada intervenção do estudo é: - - - - Zilovertamabe vedotina: 110 dias; Ciclofosfamida: 90 dias; Doxorrubicina: 90 dias; Rituximabe (ou biossimilar): nenhum contraceptivo necessário; PROTOCOLO FINAL DE MK-2140-010-03 22-ABR-2025 Confidential 61 IDENTIFICADOR DE PROTOCOLO: MK-2140 NÚMERO DO ESTUDO: 010-03 - Vincristina: 110 dias • Abster-se de doar esperma E: • Abster-se de relação sexual peniana-vaginal como seu estilo de vida preferido e habitual (abstinente em longo prazo e de modo persistente) e concordar em permanecer abstinente; OU • Usar um preservativo peniano/externo ao ter relação sexual peniana-vaginal com uma não participante com potencial reprodutivo que não está grávida atualmente E uso de um método contraceptiv
- Participantes atribuídas ao sexo feminino no nascimento 6. Uma PCPR será elegível para participar se não estiver grávida e apresentar exame de gravidez altamente sensível negativo (urinário ou sérico), conforme exigido pelas normas locais, no período de 24 horas (para exame de urina) ou 72 horas (para exame sérico) antes da primeira dose da intervenção do estudo ter sido obtida. Se um exame de urina não puder ser confirmado como negativo (por exemplo, um resultado ambíguo), será exigido um exame sérico de gravidez. Requisitos adicionais para exames de gravidez durante e após a intervenção do estudo
- Uma PCPR será elegível para participar se não estiver amamentando durante o período da intervenção do estudo e por, pelo menos, 180 dias ou 210 dias após a intervenção do estudo no Braço 1 e Braço 2, respectivamente.
- Uma PCPR será elegível para participar se for usado um método contraceptivo altamente efetivo (com uma taxa de falha <1% por ano), com baixa dependência do usuário, ou for seguida a abstinência de relação sexual peniana-vaginal como seu estilo de vida usual e preferido (abstinente em longo prazo e persistente), conforme descrito no Apêndice 5, durante o período da intervenção e pelo menos pelo tempo necessário para eliminar cada intervenção do estudo após sua última dose. Além disso, a participante concorda em não doar óvulos (ovócitos) a terceiros ou congelar/armazenar óvulos durante esse período para fins de reprodução. O tempo exigido para continuar a contracepção para cada intervenção do estudo é: - Zilovertamabe vedotina: 50 dias; PROTOCOLO FINAL DE MK-2140-010-03 22-ABR-2025 Confidential 62 IDENTIFICADOR DE PROTOCOLO: MK-2140 NÚMERO DO ESTUDO: 010-03 - - - - Ciclofosfamida: 180 dias; Doxorrubicina: 180 dias; Rituximabe (ou biossimilar): 365 dias; Vincristina: 50 dias.
- O participante (ou o representante legalmente aceitável) forneceu o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido documentado para o estudo.
- Amostra de tecido tumoral de arquivo ou biópsia com agulha grossa ou excisional recém obtida de uma lesão tumoral não irradiada anteriormente foi fornecida. Detalhes relativos ao envio do tecido tumoral podem ser encontrados no manual de procedimentos/Manual do laboratório central. Consulte o Apêndice 7 para os requisitos específicos ao país. Observação: biópsia de tecido fresco ou recém-obtido (obtida ?60 dias) ou tecido de biópsia tumoral de arquivo (obtido >60 dias) antes da triagem. Tecido para exame de COO deverá ser enviado apenas para participantes randomizados. Observação: caso o tecido enviado seja inadequado, poderá ser solicitado um tecido adicional junto ao centro. Se não houver tecido tumoral disponível, os participantes poderão ser elegíveis para inclusão após consulta com o Patrocinador
- Apresenta um estado de desempenho do ECOG de 0 a 2 avaliado no período de 7 dias antes da randomização.
- Apresentar uma pontuação do IPI de 2 a 5 avaliado dentro de 7 dias antes da randomização.
- Apresentar uma fração de ejeção ?45% conforme determinado por ECO ou MUGA
- Os participantes infectados por HIV devem ter o HIV bem controlado por TARV, definidos como: a. Participantes em TARV devem apresentar uma contagem de células T CD4+ ?350 células/mm3 no momento da triagem; PROTOCOLO FINAL DE MK-2140-010-03 22-ABR-2025 Confidential 63 IDENTIFICADOR DE PROTOCOLO: MK-2140 NÚMERO DO ESTUDO: 010-03 b. Participantes em TARV devem ter atingido e mantido a supressão virológica definida como nível de RNA de HIV abaixo de 50 ou o LLOQ (abaixo do limite de detecção) confirmado por ensaio disponível localmente no momento da triagem e por, ao menos, 12 semanas antes da triagem; c. É aconselhável que os participantes não tenham tido nenhuma infecção oportunista definidora de AIDS dentro dos últimos 12 meses; d. Participantes em TARV devem ter estado em um esquema estável, sem alterações em medicamentos ou alteração da dose, por, pelo menos, 4 semanas antes da entrada no estudo (Dia 1) e concordar em continuar a TARV durante todo o estudo; e. Os regimes combinados de TAR
- Participantes que são positivos para HBsAg serão elegíveis se tiverem recebido terapia antiviral contra HBV e apresentarem carga viral de HBV indetectável antes da randomização. Observação: os participantes devem permanecer recebendo a terapia antiviral durante toda a intervenção do estudo e seguir as diretrizes locais para terapia antiviral contra HBV após a conclusão da intervenção do estudo. Os exames de triagem de hepatite B devem incluir HBsAg e HBcAb.
- Os participantes com história de infecção por HCV são elegíveis se a carga viral de HCV for indetectável na triagem. Observação: os participantes devem ter concluído a terapia antiviral curativa pelo menos 4 semanas antes da randomização.
- Função orgânica adequada, conforme definição na tabela abaixo (Tabela 2). As amostras devem ser coletadas no período de 7 dias antes do início da intervenção do estudo. Observação: os participantes com elevação assintomática em bilirrubina não conjugada relacionada à síndrome de Gilbert podem ser incluídos.
Critérios de Exclusão:
- Apresentar história de transformação de doença indolente em LDGCB.
- Ter recebido um diagnóstico de PMBCL ou linfoma de zona cinza.
- Apresentar LDGCB em estágio Ann Arbor I.
- Apresentar doença cardiovascular clinicamente significativa (isto é, ativa): acidente vascular cerebral/derrame (<6 meses antes da inclusão), infarto do miocárdio (<6 meses antes da inclusão), angina instável, insuficiência cardíaca congestiva (Classe de Classificação da New York Heart Association ?II) ou arritmia cardíaca grave necessitando de medicação.
- Apresentar prolongamento do intervalo QTcF >480 ms.
- Apresentar derrame pleural ou pericárdico clinicamente significativo.
- Apresentar neuropatia periférica Grau >1 em andamento.
- Apresentar uma forma desmielinizante da doença de Charcot-Marie-Tooth.
- Participantes infectados por HIV com história de sarcoma de Kaposi e/ou doença de Castleman multicêntrica.
- Apresentar terapia com corticosteroides em andamento (superior a 30 mg diários de equivalente de prednisona). A dose equivalente de prednisona deve ter permanecido estável por pelo menos 28 dias antes da randomização.
- Recebeu uma vacina viva ou viva atenuada dentro de 30 dias antes da primeira dose da intervenção do estudo. A administração de vacinas inativadas é permitida.
- Intolerância conhecida a qualquer uma das intervenções do estudo e/ou seus excipientes.
- Ter recebido um inibidor ou indutor forte de CYP3A4 dentro de 14 dias antes da randomização ou for esperado que exigirá uso crônico de um inibidor ou indutor forte de CYP3A4 durante o tratamento com a intervenção do estudo até 30 dias após a última dose
- Ter recebido um modulador forte de CYP2D6 ou P-gp dentro de 14 dias antes da randomização ou for esperado que exigirá uso crônico de um modulador forte de CYP2D6 ou P-gp durante o tratamento com a intervenção do estudo até 30 dias após a última dose
- Ter recebido um agente experimental ou ter usado um dispositivo em investigação no período de 4 semanas antes da administração da intervenção do estudo.
- Doença maligna adicional conhecida que está progredindo ou tenha exigido tratamento ativo nos últimos 2 anos.
- Linfoma ativo conhecido do SNC.
- Doença autoimune ativa que exigiu tratamento sistêmico nos últimos 2 anos. Terapia de reposição (por exemplo, tiroxina, insulina ou corticosteroide fisiológico) é permitida.
- Infecção ativa que exija terapia sistêmica.
- Infecção ativa e concomitante por HBV (definida como HBsAg positivo e DNA de HBV detectável) e HCV (definida como anticorpo anti-HCV positivo e RNA de HCV detectável).
- História ou evidência atual de qualquer condição, terapia, anormalidade laboratorial ou outra circunstância que possa confundir os resultados do estudo ou interferir na capacidade do participante de colaborar com as exigências do estudo, de modo que a participação não seja do melhor interesse do participante, na opinião do investigador responsável pelo tratamento.
- História de transplante alogênico de tecido/órgão sólido.
- Participantes que não se recuperaram adequadamente de uma cirurgia de grande porte ou apresentem complicações cirúrgicas em andamento.
Objetivo: Objetivo Primário: Comparar zilovertamabe vedotina mais RCHP com R-CHOP com relação à PFS de acordo com os critérios de resposta de Lugano conforme avaliado pela BICR. Hipótese (H1): zilovertamabe vedotina mais R-CHP é superior a R-CHOP com relação à PFS de acordo com os critérios de resposta de Lugano conforme avaliado pela BICR. Objetivos secundários: Comparar zilovertamabe vedotina mais RCHP com R-CHOP com relação à taxa de CR no EOT de acordo com os critérios de resposta de Lugano conforme avaliado pela BICR. Hipótese (H2): zilovertamabe vedotina mais R-CHP é superior a R-CHOP com relação à taxa de CR no EOT confirmada de acordo com os critérios de resposta de Lugano conforme avaliado pela BICR.
Dados do Centro Coordenador
Nome do Centro Coordenador: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Pesquisador Responsável do Centro Coordenador: Juliana Pereira
Nome do Contato no Centro Coordenador: RACHEL CRISTINA DE MELLO BANDEIRA
Cidade/Estado do Centro Coordenador: Sao Paulo
Email de Contato do Centro Coordenador: cappesq.adm@hc.fm.usp.br
Telefone de Contato do Centro Coordenador: Fone: 2661-7585
Celular/WhatsApp de Contato do Centro Coordenador:
Dados dos Centros Participantes
Nome do Centro Participante: CENTRO DE ONCOLOGIA CASCAVEL LTDA
Pesquisador Responsável do Centro Participante: SARA REMNATA RIGO
Nome do Contato no Centro Participante: Rosângela Eunice Francener
Cidade/Estado do Centro Participante: Cascavel
Email de Contato do Centro Participante: ENFCENTRODEPESQUISA@CEONC.COM.BR
Telefone de Contato do Centro Participante: (45) 99915-9622
Celular/WhatsApp de Contato do Centro Participante:
Caso seu centro esteja ativo e não esteja na lista de centros participantes, favor enviar e-mail para: pesquisa@abhh.org.br.
Instituições Financiadoras do Estudo: MERK SHARP & DOHME FARMACEUTICA LTDA
Identificação do Estudo na Plataforma Brasil (CAAE): 84330024.4.2008.5219
Data de Finalização de Seleção de Pacientes::
27/04/2027